Jabuti Edu na Educação Infantil: O primeiro contato com a escola

O ano de 2016 começou com grandes desafios para mim. Primeiramente mudar de cidade e depois começar a trabalhar na Educação Infantil com uma faixa etária encantadora, mas que até então nunca havia trabalhado, a não ser no estágio da faculdade. Pois bem, depois de vir morar em Dois Irmãos/RS fui convidada a assumir uma turma que estava ingressando na Escola de Educação Infantil, turma do NA1, crianças de 4 anos, que pela Lei nº 12.796/2013 a partir deste ano tornou-se obrigatória a sua matrícula. Inicialmente foi uma mudança considerável já que, desde 2004 trabalhei com turmas de 4º e 5º ano.

Mas, passado o susto inicial e o processo de adaptação das crianças à escola, que por sorte de principiante foi bem tranquilo, começou uma nova preocupação: Como inserir essas crianças em um ambiente escolar, em que pudesse ser aproveitado toda a sua espontaneidade e ao mesmo tempo lhes desafiassem a pensar sobre suas ações? E ainda, como proporcionar uma aprendizagem significativa, sem deixar de ser lúdica e prazerosa?

As crianças quando vêem para a escola já estão imersas pela tecnologia, no entanto, estas são utilizadas na maioria das vezes apenas para sua distração e assim acabam reproduzindo futuras gerações alienadas e sem perspectivas. Sabendo que é na educação infantil que a maioria das crianças tem o primeiro contato com a escola, penso ser este, o lugar por onde se deva começar a estimular o pensamento destes pequenos.

Foi aí que, o Projeto Jabuti Edu começou a fazer parte das nossas aulas, pois com ele as crianças estão aprendendo questões fundamentais para seu desenvolvimento, sem deixar de brincar e se divertir.

O projeto começou no segundo semestre do ano corrente, em uma turma que é composta por 15 crianças, sendo 4 meninos e 11 meninas. As aulas acontecem a cada quinze dias, respeitando o calendário da escola e tem uma duração média de 50 minutos. Além do próprio corpo e do Jabuti também são utilizados materiais complementares de acordo com a proposta do plano.

Mesmo com pouco tempo, os resultados obtidos já superaram as expectativas, pois as crianças estão se localizando espacialmente melhor, compreenderam com maior clareza as noções de tempo e espaço, como: perto e longe; dentro e fora. Motricidade fina e ampla; Velocidade: rápido e devagar; Imaginação; Expressão e Linguagem oral; E principalmente as crianças estão pensando “sobre”, levantam hipóteses, deduzem, refletem e argumentam. E tudo isso, acaba refletindo em casa, pois vários pais vieram perguntar: “Quem, ou o que era esse robô Jabuti que os filhos tanto falam”. Além é claro da expectativa que as crianças ficam para o próximo encontro.

Continuamos com nossos encontros e compartilharemos aqui nossas descobertas e aprendizagens!

Graziele Martins

“ É no brincar, e talvez apenas no brincar, que a criança ou o adulto fluem sua liberdade de criação”. Winnicott

Anúncios

Um comentário sobre “Jabuti Edu na Educação Infantil: O primeiro contato com a escola

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s